Invista no atendimento personalizado!

Homens de negócio se cumprimentando com as mãos

Realizar um atendimento personalizado ao consumidor é uma peça-chave para o sucesso das marcas, seja qual for o segmento de atuação, já que a boa experiência do usuário pode ser o grande diferencial para sua empresa. Entenda melhor sobre o assunto e coloque em prática!

Entenda o que é

Alguns gestores encaram, de forma totalmente equivocada, que o bom atendimento está ligado ao comércio, especificamente a lojas, restaurantes ou qualquer negócio que conte com uma estrutura física.  Afinal, a maior demanda do cliente é sempre presencial. Porém, a dinâmica do consumi atual exige que o bom atendimento deva ser regra em qualquer atividade em que haja contato direto entre cliente e marca, seja offline ou online.Não obstante, as reclamações direcionadas ao setor de telemarketing das empresas são sempre os campeões de ocorrência.

Isso acontece dada a união de diversos fatores — demora no atendimento, falta de soluções, dificuldade de resolver as demandas, não resolução dos problemas apontados. Cria-se assim uma péssima experiência para o consumidor, mesmo sem ter havido qualquer contato físico entre as partes.

Atendimento personalizado: coloque em prática!

Dedicar uma atenção especial para promover ao seu cliente a melhor experiência pode acarretar inúmeros ganhos à sua marca. Por isso, se você deseja que sua empresa realmente apresente uma vantagem competitiva para os seus clientes e que a coloque como referência no mercado, invista em um atendimento personalizado.

A importância da boa experiência do usuário

Hoje, qualquer setor do mercado apresenta uma competitividade feroz. Proporcionar uma experiência positiva ao consumidor acaba sendo não só sendo fundamental para o sucesso para o empreendimento, mas como um grande diferencial da concorrência. Por isso, as empresas precisam direcionar seus esforços para oferecer a melhor experiência para usuários. Para tal, o melhor caminho é investir na Customer experience — CX.

A Costumer experience é um indicador de análise que orienta os gestores a compreender os complexos processos que envolvem o relacionamento da empresa com seus clientes. Ele envolve todos os aspectos que circundam a experiência do cliente, ou a forma como ele compreende as interações feitas. Para te ajudar a entender melhor, indicamos quais os três pontos principais para oferecer a melhor experiência do usuário.

Regras do Costumer experience

1. Empenhe-se em oferecer o melhor

O primeiro passo para oferecer um atendimento personalizado ao seu cliente é estar disposto a oferecer o melhor. Para isso, compreenda como será a processo de contato dele.

Quais canais ele utiliza? Quais os horários mais convenientes para atendimento? Quais as demandas que ele exige? Qual o nível de instrução que o atendimento deverá oferecer?

Faça um planejamento baseado nestas diretrizes e coloque a disposição do seu cliente uma experiência diferenciada.

2. Esteja atento às demandas do cliente

Atender bem os clientes envolve, acima de tudo, compreender quais as emoções e demandas que os guiam durante a jornada de compra. Busque compreender o que o motiva a consumir seu produto/serviço e veja como alinhar estes interesses com as diretrizes de atendimento. Assim, será possível cativar o cliente e estabelecer vínculos emocionais com ele, criando relações mais duradouras e consistentes.

3. Seja ágil e rápido nas resoluções dos problemas

O ponto de maior reclamação dos atendimentos é sempre o tempo. Ou melhor, a demora na resolução das demandas. Tenha como norte a máxima: ‘tempo é dinheiro’. Seu cliente não tem tempo a perder, muito menos a sua empresa. Mapeie os processos que são necessários para o atendimento e tente encurtá-lo e agilizá-lo o máximo quanto possível. Mas lembre-se: atender apressadamente o consumidor, quando feito da maneira errada, passa a sensação de descaso. Seja ágil, mas acima de tudo, seja cortês, educado e solicito.

O papel estratégico do marketing digital

A internet transformou definitivamente os processos de compra. Hoje, dificilmente um consumidor adquire um produto ou serviço sem antes realizar uma pesquisa online. Compreendendo tais mudanças, é importante adaptar os canais de comunicação da empresa com as novas práticas. A comunicação digital é essencial para oferecer ao cliente ferramentas dinâmicas e soluções tecnológicas que o imediatismo da vida moderna exige.

Imagine que você tenha um problema a ser resolvido: parar todas as suas atividades para ficar longos minutos ao telefone, além de estressante, é totalmente ineficiente. É justamente este tipo de experiência que o consumidor se recusa a ter. Hoje, o que ele busca é ser atendido nos canais que ele já utiliza normalmente: WhatsApp, Messenger, e-mails.

Por isso, integrar ferramentas e aplicativos de atendimento em seus canais de comunicação digital, principalmente em sites, é a estratégia mais assertiva. Utilizando as ferramentas adequadas de atendimento personalizado, além de agilizar e otimizar o atendimento, irão gerar vendas. Se um usuário estiver satisfeito com o atendimento, ele com certeza divulgará esta experiência para outras pessoas, gerando mais clientes para a marca.

Investir em CX significa desenvolver ações diferenciadas, focando exclusivamente em potencializar as interações do usuário com a marca.

Tenha as melhores ferramentas do mercado

Promover o melhor atendimento ao cliente é o pilar fundamental nas ações da Gálata. Por isso, estamos sempre buscando ferramentas e aplicativos que tragam os clientes para perto da empresa.

Conhecendo a demanda exclusiva de cada empresa, desenvolvemos estratégias personalizadas, obtendo o máximo de performance dos recursos. Com a divisão dos atendimentos, busca-se agilizar as demandas dos clientes, implementando ágeis canais de comunicação, que farão com que o cliente da sua empresa tenha a melhor experiência.

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