Como chatbots podem ajudar minha empresa?

ilustração de uma mão segurando um celular com um robô

Chatbots são ferramentas de automação que ajudam — e muito — o relacionamento entre marca e cliente. Duvida? Seja para efetuar uma compra, fazer uma reclamação ou contratar um serviço, em algum momento, você já foi atendido por um robô. As empresas de telefonia móvel, por exemplo, são as grandes percursoras desse recurso, que está ficando cada vez mais acessível a outros negócios. Isso porque eles já fazem o contato inicial, sabendo o que a pessoa deseja, antes de direcionar para o atendimento de um funcionário real. Pode parecer loucura, porém, essa praticidade faz com que sejamos atendidos mais rápidos e, assim, depositemos mais confiança na empresa.

Quais tarefas os chatbots podem agilizar pra mim?

Eles são desenvolvidos através de inteligência artificial e configurados por meio de um software específico. A partir daí, podem simular conversas, fazendo com que algumas etapas sejam resolvidas facilmente por meio da automação. Por exemplo: se alguém entra em contato com a sua empresa no Facebook, você já sabe o que aquela pessoa deseja saber, respondendo suas questões por meio do robô. Se ela disser “vendas”, o bot pode já oferecer um catálogo de produtos ou serviços, deixando de lado a necessidade humana de fazer esse serviço. É importante lembrar que, mesmo com a melhor automação, a mão-de-obra humana será necessário em algum momento da comunicação a fim de oferecer um atendimento exclusivo e personalizado.

Como criar?

O site Marketing de Conteúdo ensina algumas forma de ter um chatbots para chamar de seu. Eles indicam plataformas em que você cria o robô e configura por meio de opções já pré-definidas. São eles blip.ai, chatfuel.com, api.ai e o chatclub.me. Porém, para conseguir extrair o melhor dessa ferramenta, é importante apostar em empresas especializadas no desenvolvimento de robôs, que poderão ajustar conforme as necessidades de sua marca.

Leia também:

Mobile first: aumente o desempenho de seu site no celular
A importância da redação publicitária
Por que os usuários preferem a busca orgânica?

Compartilhe

Deixe uma resposta