Convivência no trabalho: deixe sua rotina mais leve!

pessoas trabalhando num escritório

Você pode ser apaixonado pelo o que faz, porém, nem sempre a convivência no trabalho é fácil. Isso porque todos nós somos pessoas diferentes e é muito comum ter que lidar, durante a rotina de serviços, com alguém que pensa o oposto de você. Nessas horas, nada melhor do que respirar fundo e seguir em frente, aproveitando alguns gatilhos para tornar o dia a dia mais prazeroso. Confira 5 jeitinhos de deixar tudo mais leve para você e seus colegas!

Saiba ouvir o outro para melhor convivência no trabalho

Pode ser uma das tarefas mais difíceis durante a rotina, porém, ouvir o que a pessoa tem a dizer e debater, civilizadamente, seus pontos de vista em comum e suas diferenças é um exercício essencial para conseguir conviver em harmonia em grupo. Entenda que tivemos criações distintas e, por isso, nem todo mundo compartilha da mesma opinião. Se no final do papo, vocês ainda continuarem com posições opostas, agradeça pela conversa e afirme que o respeito se manterá acima de tudo. Lembre-se que você terá que conviver com o colega durante vários dias da semana, então, criar um clima de disputa  só vai deixar o ambiente pesado.

Respeite os espaços

Por menor que seja o ambiente de trabalho, saiba entender que todos precisam de um espaço próprio para trabalhar de forma produtiva. Invadir a privacidade do colega, perguntando sobre sua vida pessoal e tentando saber seus segredos é muito desrespeitoso. Além disso, siga as orientações da empresa e evite falar alto demais ou deixar o som do celular ligado, por exemplo. Atitudes como essa podem atrapalhar a concentração alheia.

Evite fofocas

Se para você é irresistível não comentar da vida do outro, inverta os papéis e perceba o quão desagradável é ter suas particularidades espalhadas por aí. Então, antes de seguir com uma fofoca, tente saber o que realmente aconteceu e se aquilo precisa mesmo ser compartilhado. Muitas vezes, estamos apenas alimentando uma vontade interna de falar do colega, sendo que a informação não é relevante para ninguém. Além disso, envolver-se em fofocas pode criar uma imagem de que você não é confiável, deixando você numa posição complicada perante a empresa.

Saiba dar feedbacks

Se você ocupa uma posição de liderança, entenda o quanto os feedbacks são importantes. Eles irão guiar os funcionários nas próximas atividades na empresa, incentivando-os a melhorar suas fraquezas anteriores. Monte um cronograma para conseguir conversar com seus colaboradores periodicamente. E sempre que for criticar, mostre como algo construtivo, fazendo-o entender que aquilo irá ajudá-lo a melhorar sua carreira profissional.

Divida seus conhecimentos

Reza a lenda que quando dividimos o que sabemos, nosso conhecimento se multiplica. Por isso, não meça esforços para compartilhar suas habilidades e ensinar aos colegas alguns truques que você aprendeu durante sua jornada. Confie em seu potencial e jamais tenha medo de perder o seu lugar. Ninguém é insubstituível. Pode ser que a pessoa quem você ajudou hoje lhe estenda a mãe no dia de amanhã!

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FOTO: Unsplash

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