Economia da Recorrência e a Inovação digital: entenda!

Computador com gráficos futurísticos

A economia da recorrência baseia-se, principalmente, na busca pela satisfação do usuário, conceito que nunca foi tão intenso quanto agora. Promover serviços e produtos que tornem a experiência do cliente diferenciada e única tornou-se essencial para as empresas. Toda esta mudança ocorre porque o perfil do consumidor se transformou drasticamente. Se antes o poder do consumo e a política de ‘possuir coisas’ era o que dominava, hoje os clientes desejam ter acesso aos serviços que para eles são úteis.

Economia da recorrência na prática

Pagar para ter acesso a um produto ou serviço, ao invés de adquiri-los, é a proposta de compra que mais cresce atualmente. Com uma denominação desconhecida do grande público, os serviços recorrentes são negócios baseados em assinaturas, contratos, mensalidades ou planos.

Trata-se de uma modalidade em que você deixa de comprar o produto ou serviço e passa a pagar o acesso a eles. Neste modelo de consumo, a experiência do usuário ao utilizar o serviço passa a ser o grande diferencial e o responsável por fidelizar o consumo.

Bem-vindo a era do ‘clube de assinaturas’

O termo ‘economia da recorrência’ pode não ser muito conhecido, mas a sua utilização com certeza já faz parte da rotina de quase todos. Basta pensar na forma como hoje assistimos a um filme, ouvimos música, acessamos livro e notícias, ou até mesmo a maneira como utilizamos um software.

Entre plataformas de streaming e clubes de assinaturas, diversos produtos e serviços estão disponíveis neste modelo. Isso impacta diretamente nas estratégias desenvolvidas pelas empresas e a forma como as vantagens são apresentadas ao cliente. Trata-se, portanto, de uma transformação na forma como as coisas são consumidas: paramos de ter posse das coisas e passamos a ter acesso a elas.

Economia da Recorrência na tecnologia

Como dito, não são apenas séries e músicas que compõem as infinitas possiblidades da economia de recorrências. Este mercado chegou com força aos setores de tecnologia. Talvez o exemplo mais conhecido de aplicação sejam as propostas da Adobe Systems. No modelo anterior de vendas, a empresa disponibilizava os softwares de sua suíte em CDs. O cliente, portanto, tinha uma aquisição física dos produtos.

Com o Creative Cloud, a Abode passou a licenciar as vendas em um modelo de cobrança recorrente. Isso permitiu que a empresa flexibilizasse os pacotes, diminuindo assim, os custos.

Tais mudanças alteraram não só os parâmetros comerciais da marca, mas também a forma como o cliente se relaciona com a empresa.

Com diversas opções de planos — Individual, Estudantes e professores, Plano de Fotografia e Empresas, a empresa busca oferecer aos clientes possibilidades personalizadas de assinatura, ampliando a cobertura da marca e também oferecendo opções viáveis para o combate à pirataria.

Os resultados não poderiam ser melhores. Em 2013, a empresa divulgou um balanço em que mostrava que o número de assinantes neste modelo triplicou.

Software como um serviço

Trabalhar com software como serviço exige uma grande mudança de mindset das empresas. No sistema SaaS, sigla em inglês para Software as a Service, a satisfação do cliente é que guia as decisões de compra. Essa forma de comércio transforma totalmente a relação cliente-marca, já que a qualquer momento o consumidor pode cancelar o serviço. Isso impacta diretamente na gestão financeira das empresas.

O trabalho comercial não se encerra no momento em que o usuário realiza a assinatura. Ele se estende durante todo o período em que o cliente tem vínculo com a empresa. Por isso, as estratégias deixam de ser convencer o consumidor a realizar a assinatura e passa a ser fidelizar este cliente e fazê-lo permanecer mais tempo quanto for possível.

É importante saber que as tendências digitais e tecnologia estão evoluindo mais rápido do que nunca. Por isso, ter uma boa gestão digital é fundamental para as empresas.

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