Leads e a Importância da Segmentação

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Sua empresa já gera leads com ações de Marketing Digital? Se sim, você deve saber que não basta ter uma base cheia de contatos: é preciso interagir com ela, educá-la e encaminhá-la até o momento da compra. Dificilmente um Lead fará todo o caminho até a venda sozinho, e nesse contexto enviar a mensagem certa no momento certo faz toda a diferença.

Quando a quantidade de Leads não é muito grande, você consegue identificar com mais facilidade em qual etapa da compra eles estão e nutri-los com conteúdos relevantes para cada estágio, de modo que se aproximem do momento da venda. Porém, com volumes maiores se torna inviável fazer isso manualmente e a estratégia de Inbound Marketing acaba perdendo performance.

automação de marketing é uma solução para, como o nome já diz, automatizar esse processo. Ela permite determinar alguns gatilhos para que Leads entrem em fluxos de nutrição e recebam os conteúdos ideais para o momento que estão passando.

Por isso, é essencial identificar claramente em qual fase cada Lead se encontra. Somente assim será possível determinar o caminho que cada um deve percorrer e desenhar todos os seus passos. Agora você deve estar se perguntando: “ok, e como eu faço isso?”.

A resposta é: analise as ações realizadas pelo Lead. Isso consiste em basicamente ver o histórico de interações e seu comportamento.

Entender a fase de aprendizado e descoberta do seu lead

Neste primeiro estágio de compra, o Lead está começando a aprender sobre o tema e ainda não sabe que tem uma necessidade ou oportunidade de negócio.

Reconhecimento do problema

O Lead está um pouco mais avançado. Aqui ele já descobriu que tem um problema/necessidade e começa a buscar por soluções.

Consideração da solução

Nessa etapa ele já está considerando diferentes alternativas para resolver o problema ou atacar a oportunidade que identificou na etapa anterior.

Importância de direcionar os leads

Antes de optar pela melhor alternativa para o seu problema, o Lead compara as opções que tem em mãos. Ele já está bem avançado, conhece seu problema, possíveis soluções e basicamente precisa de um “empurrãozinho” para fechar o negócio.

A partir de critérios como esses que exemplificamos, é possível definir em qual etapa seu Lead está. A grande vantagem é que, a partir deles, um novo fluxo de nutrição pode ser ativado.

Ou seja, quando a ação for realizada, o Lead entra automaticamente no fluxo preparado para ele. E o melhor: sem você precisar fazer isso manualmente