Você sabe a importância do networking?

pessoas conversando num lounge

O networking nada mais é que criar uma rede de contatos para trocar indicações e também informações sobre serviços, produtos e experiências em geral. Através dela, você poderá ampliar seu negócio, fazendo com que as pessoas falem dele por você. Mas será possível ter um círculo consistente e eficaz? A gente garante que sim!

Networking é tudo

Pare para pensar em quantas vezes você já contratou um serviço por meio de indicação. Provavelmente, várias. Isso acontece porque confiamos nas experiências pessoais de nossos colegas, tendo certeza de que são boas recomendações para nossas vidas também.

Dessa forma, criar um networking consistente é essencial para que você possa ser indicado por seus conhecidos. Para isso, o primeiro passo é falar para as pessoas sobre o seu negócio. Explique o que você faz, tire as dúvidas das pessoas e se coloque sempre à disposição para oferecer mais informações.

Aos poucos, seus serviços serão reconhecidos como referência para as pessoas e, assim, você poderá colher os frutos do networking bem feito. Porém, lembre-se que naturalidade é a peça-chave para que as pessoas gostem de você. Não seja inconveniente de repetir sobre sua empresa ou serviço todas as vezes que tiver espaço numa conversa. Aborde também outros assuntos, mostrando que você é plural e pode ser uma boa solução para acabar com as dores de alguém.

Amplie sua rede

A internet é uma forma muito eficaz para retomar sua rede de contatos. Relembre todas as pessoas que já passaram em sua vida e em quais categorias elas se encaixam. Assim, quando encontrá-las nas mídias sociais, você já sabe qual tipo de abordagem pode ser possível e interessante para você. Lembre-se: seja gentil, mostre suas qualidades (e também do seu negócio) e jamais invasivo com os colegas. A primeira impressão é sempre a mais importante.

Na internet, também é possível fazer novos contatos e ampliar seu netoworking. O Linkedin, que é uma rede social profissional, é uma boa pedida para isso. Faça conexões com pessoas que possam ter interesse em seu trabalho. Apresente-se de forma clara para seus contatos e, sempre que puder, produza ou compartilhe conteúdos relevantes em seu feed para agregar valor ao seu trabalho.

 Ajude os outros também!

Networking é uma via de mãe dupla, por isso, é importante saber indicar as pessoas também. Assim, quando souber de alguém em sua rede de contatos que possa ser útil para alguém, passe o contato para frente!

Ajudar os outros por meio de sua indicação é uma forma de agradecimento e também uma maneira eficaz de ampliar sua rede. Com mais pessoas se entrelaçando, seu networking fica vasto e diversificado, aumentando suas chances de fazer negócio também!

Na Gálata, trabalhamos com o processo de Cocriação, em que indicamos agências parceiras para trabalhar com nossos clientes. Assim, através de nosso networking, apostamos na aptidão de outras pessoas, que ajudam o projeto a ficar ainda mais completo e consistente. Ou seja, benefícios para ambos os lados!

Leia também 

O que é Software como Serviço (SAAS)?
Você sabe prospectar clientes?
Saiba como turbinar suas vendas de final de ano!

Compartilhe

Deixe uma resposta