Saiba o que são Objectives and Key Results

Objectives and Key Results (OKR), ou Objetivos e Resultados, em uma tradução simples, é uma metodologia voltada para a gestão de metas, que busca a obtenção de resultados em uma organização. De acordo com essa metodologia, a organização é o ponto central de tudo e cada indivíduo que a compõe torna-se presente no processo, de forma comprometida e responsável. Esse método rompe com o habitual sentimento de obrigação e comodismo, que muitas vezes tomam conta do ambiente de trabalho, em prejuízo dos resultados e da organização.

Veja um exemplo bastante simples de Objectives and Key Results: o objetivo deste texto é explicar o que são OKRs e por que eles são tão importantes para uma empresa. Para tanto, ele será redigido com cerca de 600 palavras, de maneira simples e direta, para que você entenda como é possível aplicar esta ferramenta. Ou seja, definimos um objetivo, a forma de alcançá-lo e o resultado esperado.

Assim, essa metodologia vem se popularizando nas grandes corporações. Google, Twitter e LinkedIn são exemplos de empresas bastante conhecidas, que adotaram os OKRs e vêm alcançando cada vez mais resultados.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira a seguir:

Será que só os grandes podem adotar o método Objectives and Key Results?

A resposta também é simples e objetiva, como a própria metodologia: não. Qualquer empreendimento pode — e deve! — estabelecer OKRs, independente do tamanho, uma vez que essa metodologia pretende apenas inter-relacionar objetivos, que podem ser alcançados individual ou coletivamente, desde que sejam voltados para a produção de resultados na organização como um todo.

Vantagens

Com um OKR, o profissional envolvido no processo saberá como exercer suas funções de maneira eficaz, sem dispender energia desnecessariamente. Além disso, sua produtividade será elevada, ao mesmo tempo que o estresse no ambiente de trabalho diminuirá, aumentando a autoestima e diminuindo problemas de saúde de todos os colaboradores.

OKRs devem ser mensuráveis

Além de objetivo e simples, um OKR deve ser mensurável. Portanto, é obrigatório que ele contenha números. Também é preciso que haja uma concordância plena entre gestores e profissionais envolvidos no processo, quanto aos objetivos traçados e aos resultados pretendidos.

Tradicionalmente, as decisões de uma empresa são adotadas de cima para baixo. Com os OKRs é construída uma via de mão dupla. O próprio profissional deve traçar, pelo menos 60% de seus objetivos, e dos resultados que pretende alcançar — podendo o gestor participar da elaboração desses objetivos ou não. O importante é que haja transparência completa e que tudo seja pensado em benefício da empresa. Para cada profissional, devem ser estabelecidos cinco objetivos macro, com quatro resultados para cada objetivo.

Transparência

Adotar a cultura de Objectives and Key Results é uma tarefa que deve envolver a todos da empresa. Por isso, objetivos e resultados devem ser públicos e visíveis para a equipe inteira. Essa estratégia cria a possibilidade de engajamento, que é provocado pelo fato de a pessoa perceber que todos os objetivos estão inter-relacionados. Assim, o profissional percebe que está em uma equipe que caminha na direção certa e se sente realizado por fazer parte desse processo.

A iniciativa de implantação das OKRs em uma organização, independentemente do tamanho ou da finalidade dela, pode parecer a adoção de uma fórmula mágica. Mas não é! Há apenas uma mudança de foco na forma como os processos passam a ser pensados. Como todos os profissionais envolvidos participam das decisões, que dizem respeito às tarefas que desempenham, os resultados se somam aos demais, em benefício do negócio. Dessa forma, como todos sabem exatamente o que está se passando a sua volta, o sentimento de compromisso substitui o de obrigação.

Você tem alguma experiência com OKRs? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco!

Leia também:

O que é Software como Serviço (SAAS)?
A importância da redação publicitária
Por que apostar na cocriação?

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.