A importância da redação publicitária

pessoas apontando para o computador

A redação publicitária é um mecanismo importantíssimo na hora de promover seu negócio, seja na internet ou mesmo fora dela, em materiais impressos, televisivos e radiofônicos. É por meio desse processo criativo que seu produto ganhará valor e, então, começará a chamar a atenção do consumidor. E quando falamos nesse conceito, abrangemos todo o processo de marketing e comunicação, conduzindo a linguagem correta para conversar com a persona que representa sua empresa.

Redação públicitária e o Google

O Google é o maior buscador da web e seu rankeamento de informações acontece por meio do SEO (Search Engine Optimization), ou seja, em como otimizamos o conteúdo para que ele apareça nas pesquisas dos usuários. A redação publicitária entra em ação encaixando todas as peças desse quebra-cabeça, proporcionando que determinado produto seja encontrado no ambiente online através das palavras chaves usadas no texto. Além disso, a experiência profissional também fará com que o redator encontre o tom ideal, atingindo de forma assertiva os possíveis consumidores. Esse trabalho é essencial quando falamos em criação de um site institucional, por exemplo, espaço em que é preciso definir as diretrizes da empresa e também ser um canal de comunicação entre marca e cliente.

Elementos essenciais

Entre os muitos elementos que devem ter na redação publicitária, não podem faltar clareza, para passar a mensagem desejada; concisão, tentando falar o máximo de informações em pouco tempo; interesse, produzindo um conteúdo que se sobressaia a concorrência e também persuasão, aproximando-se da persona e fazendo com que ela se apaixone pelo produto. Por isso, na hora de colocar determinada informação no ar, é importante que haja a revisão do material, preocupando-se com a escaneabilidade do texto, erros de português e excesso de pontuação, já que essas são algumas características que podem afastar os clientes.

Redação publicitária x Copywriting

Como já foi abordado anteriormente, a redação publicitária faz parte de um conceito amplo, em que toda a linguagem de promoção de marca é discutida. Ou seja, o profissional desenvolve, junto ao designer gráfico, uma linha de raciocínio para uma campanha, incluindo diversos projetos, desde anúncios em sites até spots de rádio. Já o copywriting é o fato de construir um texto altamente persuasivo que fará com que o consumidor tenha uma tomada de decisão, geralmente já pré-determinada por quem escreve, como por exemplo “reserve agora”, “compre aqui”, “ligue pra gente”. Ou seja, diferente da redação publicitária, que é bem mais ampla, a técnica de copywriting tem forte intenção de venda, ajudando o cliente a realizar a ação.

A Gálata produz o conteúdo?

Hoje em dia, a Gálata conta com um portfólio de agências parceiras, que fazem parte do Programa de Agências. Elas analisam os clientes e o segmento detalhadamente, formatando a melhor maneira de se chegar no público em potencial no ambiente online, seja pela redação publicitária ou, então, pela ferramenta copywriting. Sendo assim, a Gálata cuida de toda a tecnologia, design e suporte técnico do projeto, enquanto a agência produz conteúdo para abastecer essa inteligência. O resultado é um produto impecável, alinhado com as estratégias do momento e com alto poder de conversão em vendas.

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