O que é Software como Serviço (SAAS)?

ilustração de pessoas e tecnologia

O conceito pode até parecer novidade pra você, porém, o Software como Serviço (SaaS) já é bastante aplicado no mundo digital e, provavelmente, em  seu dia a dia. A sigla refere-se a maneira de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia através da web, como um serviço. Ficou complicado? Calma, leia nosso texto abaixo e saiba todos os detalhes sobre o SaaS.

O que é o Software como serviço (SaaS)?

Dropbox, Google Drive e FreePDF são exemplos de empresas SaaS. Se você é usuário de algum desses sites, deve saber que os clientes não têm  que comprar uma licença para usar determinado serviço. Os programas ficam na web, ao alcance de todos, de qualquer lugar do mundo.

Para tudo acontecer e você ter os benefícios na palma de sua mão, é usado o cloud computing ou, então, computador na nuvem. Através desse espaço virtual, os softwares são gerenciados em servidores das empresas provedores, que irão ficar de olho nos acessos, garantindo a estrutura de dados e segurança necessários.

Quais são os benefícios?

Segundo o site Marketing de Conteúdo, da Rock Content, os benefícios são inúmeros, sendo que o baixo custo é o principal deles. Ou seja, você não precisa comprar nenhuma licença e nem mesmo ter um computador específico para a instalação do aplicativo.

Então, é possível ter muito mais usabilidade e agilidade em tarefas do dia a dia. Outro ponto a ser levado em consideração são as atualizações. Como está hospedada na internet, empresas com tecnologia SaaS não exigem que o usuário se preocupe em baixar novas versões, já que tudo é feito de forma simultânea com o servidor.

Se você quer adquirir um Software como Serviço deve prestar atenção aos planos de cada empresa. O Netflix, por exemplo, que é SaaS, oferece pacotes padronizados de serviço streaming para que o cliente escolha qual mais combina com seu estilo de vida.

Isso também é uma forma de reduzir os custos de TI, criando um produto de qualidade e que beneficia todas as partes.

Leia também:
Mantenha a boa comunicação no ambiente de trabalho
Builder: peça poderosa que otimiza os processos Gálata!
Gravando a tela usando a ferramenta Loom

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.